SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Exposição “De Paços do Concelho a Museu - a História de um Edifício”
Esta exposição tem como protagonista o Edifício do Museu, cuja história remonta à sua construção no início do século XIX, para ser a sede administrativa do Concelho, passando depois às suas várias ocupações ao longo dos anos. Numa experiência imersiva, será possível ao visitante viajar no tempo percorrendo as datas e momentos mais marcantes do outrora edifício sede de Paços de Concelho.
 23/12
Bookcrossing no TECMAIA
O TECMAIA deu início a uma nova iniciativa que promove a partilha de conhecimento e o gosto pela leitura: um espaço de Bookcrossing aberto a toda a comunidade do Parque. A ideia é simples qualquer pessoa pode deixar um livro e, em troca, levar outro consigo, incentivando a circulação sustentável e a partilha.

No sentido de contribuir para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente para o de Consumo e Produção Responsáveis e para o de Cidades e Comunidades Sustentáveis, o espaço de partilha gratuita de livros usados estará permanentemente no piso de entrada do edifício de serviços e a sua utilização terá apenas uma regra: levar um livro e deixar outro.
 23/12
People In Motion | A nova exposição da Fundação Livraria Lello
Desde 26 de setmbro que o Mosteiro de Leça do Balio recebe People In Motion, a nova grande exposição da Fundação Livraria Lello.

Depois de Act the Thought – que conquistou distinções nacionais e internacionais, incluindo o prémio de Melhor Exposição no European Design Festival 2025 –, a Fundação pretende voltar a surpreender com uma proposta que cruza arte, literatura e património, projetando o Mosteiro como um espaço de diálogo entre o passado e os desafios contemporâneos.


Com curadoria de Roberto Cremascoli, People In Motion propõe uma reflexão urgente sobre as migrações de pessoas, sementes e ideias. A exposição convida-nos a pensar no impacto humano, cultural e social do movimento, recuperando histórias de viagem e encontros que moldaram comunidades ao longo dos séculos.

O percurso expositivo ocupa os espaços monumentais do Mosteiro, integrando-os numa narrativa visual e sensorial que combina escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance. Entre os artistas e autores convidados destacam-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros, que apresentam obras e olhares originais sobre o tema do movimento.

Localizado nos Caminhos de Santiago e integrado na Rota da Arte Contemporânea, na Rota dos Mosteiros e na Rota dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio reforça-se como palco de experiências culturais únicas, onde a memória e a contemporaneidade se encontram.

People In Motion não é apenas uma exposição: é um convite a refletir sobre fronteiras, identidade e partilha cultural, afirmando o compromisso da Fundação Livraria Lello com a valorização do património, a promoção da literatura e a construção de uma cultura viva, plural e transformadora.
 23/12
Exposição: Arquitetura Popular Vista por Artistas Maiatos
A Fundação Gramaxo inaugura no dia 25 de outubro de 2025, pelas 15h30m, a exposição Arquitetura Popular Vista Por Artistas Maiatos, de curadoria de José Augusto Maia Marques.

Na Quinta da Boa Vista, que preserva a memória rural da Maia, inicia-se mais um projeto dedicado à Herança Cultural — Memórias da Arquitetura Popular — que celebra a arquitetura vernacular e o saber das comunidades que a moldaram.

A Fundação Gramaxo convida o público a celebrar o início deste novo ciclo e a reabertura da Casa da Eira.

A exposição está patente até 27 de março de 2026.
 23/12
Vasos Comunicantes II – Inventar sinais | Rever Olhares
Os casos apresentados, históricos e atuais, integram vertentes plásticas sob a invenção de Olhares e Escritas no fio do tempo. Em Vasos Comunicantes, palavras, sinais, caligrafias e alfabetos dialogam com imagens, narrativas e significados.

Artistas confirmam conversas visuais diversas e cúmplices.

Desenhos, pinturas e objetos revelam beleza genuína, refletindo sociedade e natureza, dignificando pessoas. Obras portuguesas e internacionais ampliam identidades e estéticas, enquanto a imagem se transforma em palavra e ação cultural, partilhando mundos além-do-tempo.


Curadoria de Maria de Fátima Lambert
 23/12
Mercadinho de Natal - Maia Natal 2025
De 28 de novembro a 31 de dezembro de 2025, a Praça Doutor José Vieira de Carvalho será, novamente, o palco central do Maia Natal, com luzes coloridas, músicas natalícias, animação diversa e aromas distintos: chocolates, crepes, brigadeiros, e muitas outras tentações doces ou salgadas,

Neste espaço vai poder encontrar também uma grande variedade de produtos artesanais e presentes criativos; uma oportunidade para apoiar o artesanato da região, valorizar o trabalho artesanal e encontrar aquele presente único e cheio de significado.

Mas mais do que um espaço de consumo, o Mercadinho de Natal pretende ser um ponto de encontro para celebrar o espírito de Natal.

Em 30 stands, a escolha é vasta. A decisão é sua!

Venha viver esta experiência encantadora!
 23/12
Pista de Gelo, Carrossel e Mini Roda – Maia Natal 2025
O Natal é tempo de alegria, magia e muita diversão em família! E para tornar esta época ainda mais especial, experimente estas atrações gratuitas que prometem encantar crianças e adultos.

Na Pista de Gelo, num espaço ao ar livre com uma área de 480 m2, sinta a emoção de deslizar sobre o gelo e viva momentos inesquecíveis numa pista segura, divertida e perfeita para todas as idades.

No Carrossel, entre luzes, cores e músicas natalinas, há pura magia! Uma volta nesta atração clássica é como entrar em um conto de fadas — um momento que encanta os pequenos e desperta a nostalgia nos adultos.

A Mini Roda é um convite para viver o Natal de um novo ângulo, com muita emoção e aquele friozinho na barriga que só as boas lembranças trazem.


Traga a família e os amigos e aproveite cada momento!
 23/12
Casa do Pai Natal – Maia Natal 2025
De 7 a 24 dezembro, venha viver a magia do Natal na Casa do Pai Natal, um espaço encantado criado especialmente para miúdos e graúdos.

Na Casa do Pai Natal, as crianças poderão conhecer o próprio Pai Natal, entregar-lhe a sua carta, tirar fotografias e, quem sabe, fazer “aquele” pedido mais especial.

Aos sábados e domingos, entre as 15h00 e as 19h00, aproveite a oportunidade, tire
 uma fotografia gratuita com o Pai Natal, e leve-a consigo para mais tarde recordar.


Não perca a oportunidade de viver um Natal cheio de encanto, partilha e magia para os mais pequenos!
 23/12
Exposição Cultos e Tradições Cerâmicas de Delfim Manuel
Delfim Manuel posiciona-se como artesão, mas a sua obra escultórica não pode, no entanto, ser classificada como artesanato.

Segundo Alexandre Nobre Pais, Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal: "o seu trabalho existe numa esfera própria, fora do espaço restrito e seco das classificações artísticas. Do que poderíamos considerar a dimensão popular Delfim Manuel retira a cor, a alegria, a exuberância, o ritmo. Daquela que se poderia definir como a sua vertente erudita integra o gosto pelo figurativo, pelo retrato psicológico, pela capacidade de se reinventar e inovar. É, precisamente, este carácter híbrido, esta conjugação de dois mundos, que torna a expressão de Delfim Manuel única. Talvez a melhor analogia que se possa aplicar à obra de Delfim Manuel é que esta é como um perfume. Ela destina-se aos sentidos. Assalta-nos de imediato com a alegria das cores e a surpresa dos movimentos. Permanece em nós um tempo, aquele que precisamos para descobrir atividades e relacionamentos entre as personagens, no descobrir e interpretar dos seus diálogos suspensos.”

Assim, as obras aqui apresentadas, constituem uma excelente razão para visitar, participar e partilhar esta exposição de que a Casa do Corim tanto se orgulha de acolher.
 23/12   14:00  
Exposição e venda de Natal "Art´Natal" 2025
O evento “ART´NATAL” é uma exposição de diversos artesãos maiatos, que apresentam peças natalícias artesanais e belissimamente produzidas, em materiais diversos como cerâmica, tecido, cortiça, madeira ou papel.

Presépios, grinaldas, decorações para a árvore de Natal, bonecas, bolsas, bijuteria, imanes para frigorífico… muitas são as peças únicas e distintivas, que poderá admirar e adquirir, para aquele amigo ou familiar, que adora artesanato.
 23/12
Uivo 15 – Mostra de Ilustração da Maia
Um mundo (s)em guerra

De 12 de dezembro de 2025 a 1 de março de 2026, as Galerias do Fórum da Maia acolhem a 15.ª edição da UIVO-Mostra de Ilustração da Maia. Esta edição convida-nos a olhar de frente para guerras e conflitos, mas sobretudo para a resistência, a esperança e o poder transformador do amor para uma ideia de paz.

Mais de 40 artistas de diferentes países, muitos deles marcados diretamente pela experiência da guerra, revelam, através da ilustração, como a arte pode denunciar a violência e apelar à imaginação de mundos possíveis, sem guerra.

Em destaque, exposição coletiva, a instalação “A Casa da Democracia”, o mural colaborativo “The Children’s Dreams” com o artista palestiniano Fuad Alyamani, a participação do estúdio ucraniano Aza Nizi Maza, a ilustração no espaço público, o Mercado de Ilustração, oficinas para famílias e escolas e a mostra infantil UIVINHO 8.

Conheça aqui a programação geral.

*A inauguração está agendada para o dia 12 dezembro, às 21h30
 23/12
Bonecar com livros
É uma longa viagem que tem por ponto de partida a fantasia dos livros infantis.

Nesta viagem, todos podem embarcar.

Para Florinda Neves, esta viagem transforma-se em paixão quando mistura a pintura, a modelação e a costura.

Nesta exposição, há três elementos que se conjugam: o livro, o boneco e a tela. Cada conjunto representa um tema e todos eles abraçam um ano inteiro.

Florinda Neves é apaixonada pelo que faz e as expressões sempre fizeram parte de si. Cada uma representa a forma como vê o mundo e a sua forma de estar na vida.
 23/12
Open Day Natal – Centro de Inovação Carlos Fiolhais
Venha viver a magia do Natal… com inovação!

O CICF abre portas para quatro dias cheios de criatividade, tecnologia e diversão — totalmente gratuitos!

Programa


17 dezembro – Fabricação Digital: Cria o teu enfeite de Natal

Desenhe e personalize enfeites únicos com impressão 3D e corte laser.

10h–16h

18 dezembro – Workshop de Modelação e Impressão 3D

Em parceria com o CENFIM Trofa, aprenda os fundamentos da modelação 3D e dê os primeiros passos na fabricação digital.

10h–16h

22 dezembro – Campeonato de Retro Gaming

As consolas clássicas estão de volta! Um dia cheio de nostalgia e boa disposição.

10h–16h

23 dezembro (manhã) – Viagem pelos Universos CICF

Explore os 7 universos do CICF e descubra o que mais o/a inspira:

Code – Pixel Art 8x8px

Bot – Escovabot

Voice – Rádio

Make – 3D Print

(...e muito mais!)


Atividades para todas as idades

Junte-se a nós e viva um Natal diferente, criativo e inovador!
 23/12
Estão abertas as inscrições para as Férias Ativas Jovens - Natal´25
O programa Férias Ativas Jovens destina-se a jovens entre os 10 e os 16 anos de idade e decorrerá no Fórum Jovem da Maia de 18 a 23 de dezembro.
 23/12
Exposição Aurélio Paz dos Reis: o fotografo do Instante e do Eterno da sua época
Esta exposição apresenta um seleto conjunto de fotografias a partir dos negativos originais do vasto acervo fotográfico de Aurélio Paz dos Reis, conservado no Centro Português de Fotografia.

Fotografias de retratos familiares, cenas do quotidiano, da cidade do Porto ou de Paris apresentam-nos o charme da fotografia a preto e branco e da época que elas retratam.

Para além de Comerciante, floricultor, republicano, maçom, cineasta com uma carreira notável como pioneiro do cinema em Portugal, Aurélio Paz dos Reis apresenta-se, também como um fotógrafo amador com grande talento técnico e estético

Uma viagem fotográfica por um Porto entre o fim da monarquia e o início da República, apresenta-nos tanto o íntimo da sua família, quotidiano e jardins, mas também duas cidades por si fotografadas, Paris e o Porto, complementada por três peças originais, gentilmente cedidas pelo Centro Português de Fotografia.

Mais do que um registo visual, esta exposição é uma imersão na sensibilidade de um fotografo que no seu autodidatismo nos deixa uma herança fotográfica de grande valor artístico e histórico.
 23/12
Fale conosco WhatsApp