SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Exposição “De Paços do Concelho a Museu - a História de um Edifício”
Esta exposição tem como protagonista o Edifício do Museu, cuja história remonta à sua construção no início do século XIX, para ser a sede administrativa do Concelho, passando depois às suas várias ocupações ao longo dos anos. Numa experiência imersiva, será possível ao visitante viajar no tempo percorrendo as datas e momentos mais marcantes do outrora edifício sede de Paços de Concelho.
 15/01
Exposição: Arquitetura Popular Vista por Artistas Maiatos
A Fundação Gramaxo inaugura no dia 25 de outubro de 2025, pelas 15h30m, a exposição Arquitetura Popular Vista Por Artistas Maiatos, de curadoria de José Augusto Maia Marques.

Na Quinta da Boa Vista, que preserva a memória rural da Maia, inicia-se mais um projeto dedicado à Herança Cultural — Memórias da Arquitetura Popular — que celebra a arquitetura vernacular e o saber das comunidades que a moldaram.

A Fundação Gramaxo convida o público a celebrar o início deste novo ciclo e a reabertura da Casa da Eira.

A exposição está patente até 27 de março de 2026.
 15/01
Vasos Comunicantes II – Inventar sinais | Rever Olhares
Os casos apresentados, históricos e atuais, integram vertentes plásticas sob a invenção de Olhares e Escritas no fio do tempo. Em Vasos Comunicantes, palavras, sinais, caligrafias e alfabetos dialogam com imagens, narrativas e significados.

Artistas confirmam conversas visuais diversas e cúmplices.

Desenhos, pinturas e objetos revelam beleza genuína, refletindo sociedade e natureza, dignificando pessoas. Obras portuguesas e internacionais ampliam identidades e estéticas, enquanto a imagem se transforma em palavra e ação cultural, partilhando mundos além-do-tempo.


Curadoria de Maria de Fátima Lambert
 15/01
Uivo 15 – Mostra de Ilustração da Maia
Um mundo (s)em guerra

De 12 de dezembro de 2025 a 1 de março de 2026, as Galerias do Fórum da Maia acolhem a 15.ª edição da UIVO-Mostra de Ilustração da Maia. Esta edição convida-nos a olhar de frente para guerras e conflitos, mas sobretudo para a resistência, a esperança e o poder transformador do amor para uma ideia de paz.

Mais de 40 artistas de diferentes países, muitos deles marcados diretamente pela experiência da guerra, revelam, através da ilustração, como a arte pode denunciar a violência e apelar à imaginação de mundos possíveis, sem guerra.

Em destaque, exposição coletiva, a instalação “A Casa da Democracia”, o mural colaborativo “The Children’s Dreams” com o artista palestiniano Fuad Alyamani, a participação do estúdio ucraniano Aza Nizi Maza, a ilustração no espaço público, o Mercado de Ilustração, oficinas para famílias e escolas e a mostra infantil UIVINHO 8.

Conheça aqui a programação geral.

*A inauguração está agendada para o dia 12 dezembro, às 21h30
 15/01
Exposição Aurélio Paz dos Reis: o fotografo do Instante e do Eterno da sua época
Esta exposição apresenta um seleto conjunto de fotografias a partir dos negativos originais do vasto acervo fotográfico de Aurélio Paz dos Reis, conservado no Centro Português de Fotografia.

Fotografias de retratos familiares, cenas do quotidiano, da cidade do Porto ou de Paris apresentam-nos o charme da fotografia a preto e branco e da época que elas retratam.

Para além de Comerciante, floricultor, republicano, maçom, cineasta com uma carreira notável como pioneiro do cinema em Portugal, Aurélio Paz dos Reis apresenta-se, também como um fotógrafo amador com grande talento técnico e estético

Uma viagem fotográfica por um Porto entre o fim da monarquia e o início da República, apresenta-nos tanto o íntimo da sua família, quotidiano e jardins, mas também duas cidades por si fotografadas, Paris e o Porto, complementada por três peças originais, gentilmente cedidas pelo Centro Português de Fotografia.

Mais do que um registo visual, esta exposição é uma imersão na sensibilidade de um fotografo que no seu autodidatismo nos deixa uma herança fotográfica de grande valor artístico e histórico.
 15/01
Exposição “Entrelinhas”
A exposição "Entrelinhas", da responsabilidade da instituição Casa de Camilo, é constituída por caricaturas a preto e branco destes autores portugueses: Agostinho da Silva, Almada Negreiros, Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, José Cardoso Pires, Mário Cesariny, Eça de Queirós, Jorge de Sena, José Saramago, Raul Rego, Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga, Vergílio Ferreira, Alexandre O'Neill, Manuel Alegre, Pacheco Pereira, Miguel Esteves Cardoso, Mário Cláudio, Antero de Quental, Agustina Bessa-Luís, Fernando Pessoa, Raul Brandão, Natália Correia, Padre António Vieira, Ary dos Santos, António Lobo Antunes, Augusto Abelaira, Nuno Júdice, Vasco Graça Moura e Luiza Neto Jorge. Esta exposição inclui uma mostra documental.
 15/01
Contos Contigo Conto - 6 a 30 janeiro 2026
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Não era uma vez…” de Henrique Pereira e para os mais pequeninos, “O lobo e a grande boca” de Philippe Jalber.
 15/01
Vem conhecer a tua Biblioteca - 6 a 30 janeiro 2026
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
 15/01
Histórias Fiadas - janeiro 2026
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família. 
 15/01
Comunidade de leitores - Janeiro 2026
O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “leitura em movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais. As obra analisadas em janeiro “Enseada amena" de Augusto Abelaira e "Niels Lyhne" de Jens Peter Jacobsen.
 15/01
2ª Liga de Padel Empresarial da Maia - Inscrições
A SUA empresa já está preparada para voltar a entrar num campo de padel?

Estamos de volta com a 2ª Liga de Padel Empresarial da Maia!

Depois do sucesso em 2025 da 1ª Liga, com 49 duplas presentes, em 2026, o Top-padel Maia Center está de volta com a 2ª Liga de Padel Empresarial de Padel da Maia!

As inscrições já estão oficialmente abertas!

CATEGORIAS

M3, M4, M5, F5, MX4, MX5


INSCRIÇÃO

. 1 categoria 25€ por pessoa (garantimos no mínimo 3 jogos).

. 2 categorias 45€


CRONOGRAMA

. Inscrições até 31 de janeiro 2026;

. Apresentação dos Grupos e contatos em fevereiro 2026.

. Marcação dos Jogos da fase de grupos a partir de 1 de março 2026, até data limite de 31 de maio 2026 (3 meses).

. Fase final a eliminar, realizada em junho de 2026 (data a anunciar)


PROGRAMA DO TORNEIO:

. Fase de grupos com mínimo de 4 duplas.

. Fase final ainda a designar pois vai depender do número de duplas em cada categoria.


Garanta já o seu lugar nesta nova edição, cheia de competição, fair-play e bons momentos dentro e fora de campo.
 15/01
Coleção Fora do Cofre - "Perspetivas em Óleo: A Expressão de António Pato"
Em Perspetivas em Óleo: a Expressão de António Pato, apresentamos uma paleta de cores vibrantes que ganha vida nas telas a óleo, revelando a intensidade e a singularidade da expressão deste artista, que através das suas pinceladas nos faz mergulhar nas suas paisagens.
 15/01
Fale conosco WhatsApp