SIGA-NOS:

Eventos

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
Janeiro / 2025
“Música pelo Concelho – Música pelo Património 2025” - Ensembles de Sopros - Banda de Música de Moreira
Integrado na estratégia cultural da Câmara Municipal da Maia, o projeto “Música pelo Concelho – Música pelo Património 2025” tem como missão promover a música e o património, valorizando a identidade cultural do território maiato. Nesta edição, o objetivo principal assenta na promoção da música filarmónica, destacando a versatilidade das duas bandas de música do concelho: a Banda de Música de Moreira da Maia e a Banda Marcial de Gueifães. Ao longo do mês de novembro, cada banda realizará cinco atuações musicais intimistas, com diferentes formações e novas sonoridades. Os concertos terão lugar nas igrejas das dez freguesias do concelho, oferecendo ao público interpretações de obras clássicas e contemporâneas. Este projeto constitui uma fusão entre música e património, contribuindo para a valorização do património cultural, na medida em que permite divulgar e dinamizar o património arquitetónico e religioso da Maia. Ao proporcionar experiências culturais únicas, reforça-se a ligação da comunidade ao seu território. A descentralização cultural é outro objetivo a realçar neste evento, uma vez que permite a realização de ações culturais gratuitas pelas freguesias, possibilitando ao público a fruição e o acesso à cultura em todo o concelho da Maia.
  23/11   16:00  
World Press Photo 2025
70 anos da World Press Photo celebrados no Fórum da Maia De 13 de novembro a 3 de dezembro de 2025, o Fórum da Maia acolhe a exposição internacional World Press Photo 2025, promovida pela Câmara Municipal da Maia. A inauguração oficial terá lugar no dia 13 de novembro, às 21h30, no Fórum da Maia, e contará com a presença de representantes institucionais, da curadora Mariana Rettore Baptista e da fotógrafa Maria Abranches. Reconhecida mundialmente como um dos mais prestigiados concursos de fotojornalismo e fotografia documental, a World Press Photo celebra em 2025 o seu 70.º aniversário. Nesta edição, foram submetidas 59 320 candidaturas, de 3 778 fotógrafos oriundos de 141 países, das quais resultaram 42 imagens vencedoras, representando diferentes temas, géneros e geografias. A distinção de Fotografia do Ano (Photo of the Year) foi atribuída a “Aged Nine”, de Mahmoud Ajjour, publicada no New York Times. As imagens selecionadas revelam narrativas de conflitos, desigualdades, desafios ambientais, migrações e resistências, mas também momentos de humanidade, compaixão e beleza visual. Fotógrafa portuguesa em destaque Pelo vigésimo sexto ano consecutivo, a Maia recebe esta exposição de referência mundial. Entre as obras de forte impacto global, destaca-se o projeto “Maria”, da fotógrafa portuguesa Maria Abranches, distinguido na categoria “Histórias”, uma das três contempladas na região da Europa. A curadoria, assinada por Mariana Rettore Baptista, propõe um diálogo direto entre o espaço cultural e as fotografias vencedoras e finalistas, apresentadas por categorias temáticas como género, contemporâneo e ambiente. Um olhar crítico e humanista sobre o mundo A mostra sublinha o elo único que a World Press Photo cria entre o fotojornalismo, os espetadores e as histórias contadas por cada trabalho. Além das imagens, estarão disponíveis legendas e textos de contextualização, que ajudam a compreender tanto os desafios criativos e jornalísticos, como o valor narrativo das obras. Nesta edição, a exposição associa-se também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a reflexão crítica em torno dos grandes desafios contemporâneos. Atividades paralelas O programa inclui atividades abertas a todos os públicos, entre as quais: Visitas orientadas, disponíveis mediante marcação prévia; Conferência com a curadora Mariana Rettore Baptista e a fotógrafa Maria Abranches, a realizar-se no dia 14 de novembro, às 15h, no Fórum da Maia; Intervenções em espaço público com elementos visuais alusivos à exposição, alargando o alcance da mesma e incentivando a participação da comunidade.Foto: Foto: Gabriel Medina During the Paris 2024 Olympic Games © Jerome Brouillet, Agence France-Presse
  13/11   18:49  
IV CONTAMINA – Festival de Contos da Maia
A Biblioteca Municipal da Maia promove a quinta edição “Contamina – Festival de Contos da Maia”. Este encontro, que se divide numa vertente formativa e de espetáculo, começa a atrair os melhores narradores e contadores de histórias do país e este ano não será exceção.  Conheça aqui o programa completo.
  28/11   18:49  
People In Motion | A nova exposição da Fundação Livraria Lello
Desde 26 de setmbro que o Mosteiro de Leça do Balio recebe People In Motion, a nova grande exposição da Fundação Livraria Lello. Depois de Act the Thought – que conquistou distinções nacionais e internacionais, incluindo o prémio de Melhor Exposição no European Design Festival 2025 –, a Fundação pretende voltar a surpreender com uma proposta que cruza arte, literatura e património, projetando o Mosteiro como um espaço de diálogo entre o passado e os desafios contemporâneos. Com curadoria de Roberto Cremascoli, People In Motion propõe uma reflexão urgente sobre as migrações de pessoas, sementes e ideias. A exposição convida-nos a pensar no impacto humano, cultural e social do movimento, recuperando histórias de viagem e encontros que moldaram comunidades ao longo dos séculos. O percurso expositivo ocupa os espaços monumentais do Mosteiro, integrando-os numa narrativa visual e sensorial que combina escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance. Entre os artistas e autores convidados destacam-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros, que apresentam obras e olhares originais sobre o tema do movimento. Localizado nos Caminhos de Santiago e integrado na Rota da Arte Contemporânea, na Rota dos Mosteiros e na Rota dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio reforça-se como palco de experiências culturais únicas, onde a memória e a contemporaneidade se encontram. People In Motion não é apenas uma exposição: é um convite a refletir sobre fronteiras, identidade e partilha cultural, afirmando o compromisso da Fundação Livraria Lello com a valorização do património, a promoção da literatura e a construção de uma cultura viva, plural e transformadora.
  26/09   18:49  
O que posso fazer hoje?
Fale conosco WhatsApp