2023-03-22 | Desporto
Pratique desporto na Maia.
Do ténis à natação, passando pelo atletismo e futebol, sem esquecer a equitação, a ginástica artística ou o andebol, entre outros! A prática desportiva faz parte da identidade da Maia, que oferece aos maiatos, e a todos os seus visitantes, um conjunto de infraestruturas únicas, para a prática de diversas modalidades. Descubra tudo aqui.
O desporto faz bem à saúde, faz bem às interações sociais e é o refúgio perfeito para esquecer, por alguns momentos, o ‘stress’ do dia a dia.
A Maia é o ponto de encontro de atletas, profissionais ou amadores, de modalidades tão diferentes quanto aquelas que as infraestruturas do concelho permitem experimentar.
BTT, atletismo, equitação, natação, ténis, karaté e ginástica acrobática são apenas algumas das atividades que se podem praticar na Maia.
Por isso, para facilitar a sua escolha, preparámos um pequeno roteiro com os diferentes locais, e respetivas modalidades, que pode encontrar.
O ALTO RENDIMENTO COMEÇA NO CORAÇÃO DA MAIA
Bem no centro do coração da Maia, o Centro de Alto Rendimento assume uma importância fundamental num município que tem como objetivo implementar a atividade desportiva. Aqui as modalidades em foco são o atletismo, a ginástica e o ténis.
CORRER, SALTAR, CHUTAR E FESTEJAR
Tudo isto acontece no Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho! Construído há mais de 20 anos, este é o local que tem sustentado a prática física e desportiva ao mais alto nível nas modalidades de futebol e atletismo. Localizado no centro da cidade da Maia e incluído na denominada Cidade Desportiva tem servido os interesses públicos e privados, dando no entanto prioridade às atividades desportivas das coletividades e escolas públicas.
PREPARE-SE PARA SERVIR E DEPOIS SUBIR
Os amantes do ténis têm no Complexo Municipal de Ténis uma infraestrutura completa, com tudo o que precisa para a prática deste desporto. Aqui encontra 10 courts de ténis, dos quais 5 são indoor e 5 são outdoor, sendo que 6 deles têm bancadas para o público. É aqui que decorrem as aulas da Escola de Ténis da Maia, que conta com mais de 600 alunos, divididos nos escalões de iniciação, aperfeiçoamento, avançado e competição.
É também aqui que encontra o Clube de Escalada da Maia, uma atração para muitos jovens do nosso concelho! O clube oferece uma sala de treino indoor para escalada de bloco. É aqui que a equipa criada pelo Clube se prepara também para as diferentes competições em que participa e nas quais tem alcançado ótimos resultados.
É PARA ESTICAR E ALONGAR
A ginástica é um dos principais desportos da Maia. No Complexo Municipal de Ginástica da Maia encontra um local que responde as todas as necessidades para a prática deste desporto, mas não só. Aqui realizam-se outros desportos como pilates, fitness, musculação, escalada e mesmo dança contemporânea.
O CENTRO DA MAIA É RADICAL
Graças ao Skate Park! Este é o local onde os movimentos urbanos têm a sua expressão no território maiato. Os praticantes e entusiastas do skate encontram aqui uma infraestrutura completa, onde podem colocar em prática a sua perícia. Este é um pólo aglutinador que já foi palco de campeonatos nacionais.
FILHOS DE MAIATOS SABEM NADAR
As Piscinas da Quinta da Gruta e os Complexos de Piscinas Municipais respondem às necessidades de quem procura nadar ou realizar aulas de hidroginástica. Na Maia é possível encontrar três complexos municipais, que cobrem a área de todo o município. As infraestruturas encontram-se em Águas Santas, Folgosa e Gueifães.
O DESPORTO EM CONTACTO COM A NATUREZA
É o que o Hipódromo Municipal da Maia, em Nogueira e Silva Escura, proporciona. Esta é considerada a casa da equitação do concelho. É aqui que o Centro Equestre da Maia realiza as suas aulas e grandes eventos, como as jornadas do campeonato nacional. Ao lado encontra ainda a Quinta de Santa Justa, um centro hípico com diversas atividades e experiências equestres.
Num nível diferente, sabia que na Maia existem percursos de BTT para responder a quem tem o gosto pela natureza e aventura? Para os adeptos de Downhill existem percursos devidamente preparados para a prática desportiva em Folgosa, Milheirós, Ardegães e outros locais.
MENTE SÃ EM CORPO SÃO
Um provérbio com origem na Grécia Antiga e que o ISMAI segue à letra com o seu Campus Desportivo. O ISMAI é um estabelecimento de ensino superior que se estabeleceu e cresceu na Maia, desde 1990, e que possui um edifício polidesportivo de incentivo à prática desportiva. Aqui encontra dois courts de ténis cobertos, uma pista de atletismo e um estádio de futebol. Infraestruturas que reforçam o ISMAI como uma referência no norte de Portugal.
PARA ANDAR DE CABEÇA NO AR
Literalmente! O Aeródromo Municipal de Vilar de Luz, na freguesia de Folgosa, é o local certo para quem deseja "tocar nas nuvens"! Apenas a 10 km do centro da Maia, é aqui que encontra o Aero Clube do Porto, a Nortávia, escola de formação de pilotos, e a Skydive, escola de formação de paraquedistas e de saltos de paraquedas!
Qual é o seu desporto preferido? Seja ele qual for, junte a família ou um grupo de amigos e pratique mais atividades desportivas! Faz bem à mente e ao corpo.
“Na Maia, sorria para a vida!”