SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Programa Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia até agosto de 2025
O Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia tem como principal objetivo ser um agente ativo de educação não formal, junto da Comunidade Maiata, especialmente das famílias, das comunidades escolares e das instituições culturais e de solidariedade social, promovendo uma pedagogia em áreas diversas, mas complementares, como as artes, o ambiente e a inclusão social.

Através de inúmeras iniciativas, em que o caráter lúdico é privilegiado, pretende-se estimular a criatividade, proporcionar novos olhares e experiências, desenvolver o sentido crítico, promover o gosto pelas tarefas executadas em equipa, incutir o respeito pela diversidade e estimular as práticas de cidadania.

Todo o programa educativo é pensado para se poder adaptar aos diferentes interesses dos participantes, num contexto em que a imaginação e a criatividade ditam as regras fundamentais para a sua concretização.

Veja aqui o Programa completo
 04/08
Exposição "Vasos Comunicantes, Olhar escritas / Ler imagens"
No fio do tempo, palavras encontram imagens, narrativas entrelaçam-se, significados surgem e esbatem-se. Em "Vasos Comunicantes, Olhar escritas / Ler imagens", a arte respira entre a caligrafia e a matéria, entre o que se vê e o que se lê.

Atravessamos este percurso guiados por Adelina Lopes, Ana Vidigal, António Olaio, Avelino Sá, Beatriz Albuquerque, Eduardo Batarda, Emerenciano, Joana Rego, João Louro, João Vieira, Lenora de Barros, Nazareno, Paulo Climachauska, Pedro Pousada, Pedro Proença, Rosana Ricalde, Rute Rosas e Sofia Pidwell.

E ainda, no fio da memória, reencontramos Alighiero Boetti, Ana Hatherly, Anna Maria Maiolino, Antoni Muntadas, A.R. Penck, Cildo Meireles, Da Rocha, Daniel Blaufuks, Donald Baechler, Emerenciano, Gerardo Burmester, Gerhard Merz, Miguel d’Alte, Joseph Beuys, Nelson Leirner, Pistoletto e Zulmiro de Carvalho.

Aqui, as criações artísticas são bens afetuosos, as ideias trocam-se como quem respira, os sentidos tocam-se na subtileza do olhar.

Para quem gosta de escutar imagens e ver palavras.

Para quem sente a arte como um eco que nos atravessa.


A inauguração está agendada para o dia 8 de março às 16h00.

Contam com a sua presença
 04/08
Exposição “De Paços do Concelho a Museu - a História de um Edifício”
Esta exposição tem como protagonista o Edifício do Museu, cuja história remonta à sua construção no início do século XIX, para ser a sede administrativa do Concelho, passando depois às suas várias ocupações ao longo dos anos. Numa experiência imersiva, será possível ao visitante viajar no tempo percorrendo as datas e momentos mais marcantes do outrora edifício sede de Paços de Concelho.
 04/08
Férias Desportivas da Maia 2025: O Verão Começa Aqui!
A Câmara Municipal da Maia tem o prazer de organizar, há vários anos, as emocionantes Férias Desportivas, um programa que as famílias adoram e os jovens aguardam ansiosamente. Durante as férias escolares, oferecemos uma experiência enriquecedora e segura, onde os seus filhos poderão explorar várias modalidades desportivas e descobrir talentos ocultos!

Saiba tudo aqui

O programa semanal com horários, ementa, transportes e todas as modalidades desportivas associadas à semana que o educando vai frequentar, é comunicado aos encarregados de educação, no final da semana anterior à semana que pretendem frequentar.

Não perca a oportunidade de proporcionar aos seus filhos umas férias inesquecíveis e repletas de atividades desportivas e educativas!

Período de Inscrições:

A partir de 9 junho (presenciais e online)


No caso das inscrições online, terá de existir um registo inicial como encarregado/a de educação e só após esse passo será possível inscrever o/a(s) educando/a(s).


Locais para Inscrição:

•  Link online


• Complexo Municipal de Ginástica

• Complexo Municipal de Ténis

• Complexos Municipais de Piscinas (Gueifães, Folgosa e Águas Santas)


Consulte o Normativo das FDM
 04/08   09:00  
Piscinas Complexo Municipal da Quinta da Gruta - Época de Verão 2025
Desfrute de um dia relaxante envolto numa natureza exuberante.

Traga a família e amigos para momentos inesquecíveis ao sol, com risadas e brincadeiras garantidas.


Horários:

Abertos todos os dias no verão, das 09:00 às 19:00, permitindo-lhe aproveitar ao máximo, conforme a sua agenda.
 04/08
Bienal de Arte Contemporânea da Maia (BACM) - 2025
Câmara Municipal da Maia, promove, de 3 de julho a 14 de setembro, a Bienal de Arte Contemporânea da Maia (BACM) que, em 2025, regressa com uma programação abrangente e multidisciplinar, de entrada livre, que reforça o compromisso do município com a cultura contemporânea e com a arte enquanto espaço de reflexão crítica, imaginação e participação ativa na construção de um futuro comum.

Após ter explorado a cultura como uma prática intrinsecamente política, indissociável do nosso lugar e intervenção na sociedade na edição de 2021, e mais recentemente como um bem que nos permite refletir sobre o presente e os desafios da existência no futuro próximo na edição de 2023, a BACM 2025 propõe-se abrir um novo horizonte: um futuro liberto do medo que permeia determinados discursos e narrativas, mais plural, inclusivo, desafiante e, simultaneamente, inventivo.

O tema da edição de 2025 — fulgor — parte das interrogações lançadas por Maria Gabriela Llansol no seu discurso de aceitação do Grande Prémio do Romance e da Novela, em 1991, onde questionava: “Como continuar o humano?”, “Que sonho vamos nós sonhar que nos sonhe?”, “Para onde é que o fulgor se foi?”. A escritora portuguesa defendia a urgência de uma liberdade vivida, enraizada na imaginação e nos afetos — uma liberdade que não se esgota na consciência, mas que se manifesta no ato poético, na criação sensível e na vida partilhada. O conceito de fulgor atravessa toda a programação e estará igualmente presente nas criações de artistas provenientes de países que celebram, este ano, os 50 anos da sua independência face ao domínio colonial português.

É nesse espírito que a BACM 2025 se constrói: como espaço vivo onde o “corpo de afetos” que nos une se revela através da prática artística. Entre os artistas convidados, destacam-se nomes como Eduardo Batarda, Ana Manso, André Romão e Isabel Carvalho, bem como Andreia C. Faria, cujas obras – do campo visual ao da poesia – abordarão a força do real que está por vir. As suas criações apresentarão uma realidade outra, tão inconfundível quanto incomunicável, tão incompreensível quanto inimaginável e, ao expressarem o fulgor da imaginação, darão resposta às inquietações aqui expostas.

A programação inclui exposições, performances, ativações de obras, experiências gastronómicas, declamação de poesia, concertos e DJ sets ao vivo, feira de edições de artista, intervenções no espaço público, residências artísticas, oficinas com arte-educadores, conversas e visitas guiadas, apresentação de publicações.

Reconhecendo que a arte contemporânea traça novos contornos para a cultura, a BACM 2025 afirma-se como uma plataforma de criação, exibição, formação, encontro, aberta ao diálogo entre práticas artísticas, públicos e territórios. Ao projetar a Maia no panorama cultural nacional e internacional, esta edição reforça o papel da arte na construção de futuros possíveis — desafiando-nos, em simultâneo, a repensar o passado e o modo como habitamos o presente.
 04/08
Exposição "Memórias da Maia" - “Monumentos que acendem memórias”
A mostra apresenta um conjunto de monumentos , feitos em fósforos, de Manuel António da Silva.

Breve biografia do autor

Manuel António da Silva

Nasceu em 1938, na freguesia de Folgosa, Maia, e atualmente a reside na Maia.

Aos 12 anos, após terminar o ensino básico inicia a sua aprendizagem como chapeiro de automóveis na cidade do Porto, terminando de exercer essa profissão em 2003, na sua cidade natal, Maia.

Em 1997, apaixona-se pelos trabalhos feitos em fósforos e nasce assim o gosto de desenvolver esta arte com a qual ocupa grande parte dos seus tempos livres.

A sua primeira obra foi uma réplica da Torre Eiffel, monumento de Paris, a cidade onde também viveu e trabalhou emigrado.

Depois da primeira obra vieram muitas outras, umas réplicas de monumentos das cidades da Maia e do Porto, outras são peças soltas decorativas, tornando-se assim um verdadeiro autodidata nesta arte.
 04/08
Inscrições abertas e gratuitas para participar no Maia Blues Fest Band 2025
O Maia Blues Fest Band, é um projeto criado de raiz no âmbito do festival Maia Blues Fest e que reúne músicos convidados e participantes dos workshops de Combo/Blues.

Esta componente formativa, coordenada pelo músico Budda Guedes, terá a duração de três dias e destina-se a alunos das escolas da região, a partir dos 14 anos, que toquem algum instrumento musical.

O objetivo é preparar, em conjunto com os participantes, um espetáculo composto por quatro temas de blues, a apresentar no último dia do festival.

O workshop terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de setembro, das 14h00 às 18h00 no Auditório Municipal Venepor, e apresentação ao público no dia 7 de setembro às 17h00.

Os requisitos necessários:

Idade mínima de 14 anos e tocar instrumento próprio.
 04/08
Peça do Mês agosto 2025
Machado em pedra polida de silimanite, proveniente da Mamoa 4 do Leandro.

Este objeto faz parte do espólio de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia em exposição no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, inserido na exposição “5000 anos de História, um Olhar Inclusivo”
 04/08
Fale conosco WhatsApp