2025-12-17 | Notícias
Até 1 de março 2026 | Fórum da Maia
Como seria o mundo (s)em guerra? É a partir desta pergunta, simples, direta e desconfortável, que a UIVO regressa à Maia para a sua 15.ª edição, a mais internacional de sempre. Num tempo marcado por conflitos persistentes, a Mostra recusa a banalização da violência e desafia o público a imaginar outros futuros possíveis, onde a ilustração surge como linguagem crítica, poética e política.
Promovida pela Câmara Municipal da Maia, com curadoria e programação de Cláudia Melo, a UIVO 15 reúne trabalhos de mais de 40 ilustradores nacionais e internacionais. As galerias do Fórum da Maia acolhem a exposição central, com um dos seus espaços nobres transformado em Casa da Democracia, território simbólico de reflexão e participação. Aqui, a ilustração aborda guerras históricas e contemporâneas, mas também a resistência, a criatividade e o potencial humano para o amor.
A UIVO vive igualmente fora de portas. Estão confirmadas a 2.ª edição do Mercado de Ilustração, oficinas criativas, a UIVINHO dedicada aos mais pequenos, visitas guiadas, lançamentos de livros e uma masterclass e workshop com Isidro Ferrer, uma das grandes referências da ilustração e do design espanhol. O espaço público do município transforma-se também em galeria aberta, com mais de 100 cartazes espalhados pelas ruas, numa iniciativa que assume a ilustração como gesto de proximidade e intervenção.
Entre os destaques, a residência artística “The Children’s Dreams”, com o artista palestiniano Fuad Alyamani, que trabalha com crianças e jovens da comunidade local, e a mostra exterior do artista mexicano David Álvarez, com ilustrações em grande formato nas paredes do Fórum da Maia. A instalação tridimensional do coletivo 3 Pontos… acrescenta uma leitura espacial à dicotomia entre guerra e paz.
Até 1 de março de 2026, a UIVO volta a ser espaço de reflexão e imaginação, com pensamento crítico e a convicção de que criar também é uma forma de resistir.