SIGA-NOS:

Caminho Português Central

O mais percorrido Caminho Português de Santiago é o Caminho Central, que passa na Maia. Está totalmente assinalado ao longo de todo o trajeto com as inconfundíveis setas amarelas que marcam os Caminhos de Santiago e, por vezes, com uma vieira amarela sobre fundo azul, o símbolo oficial.

O Caminho de Santiago é uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando Pelayo descobriu o sepulcro do Apóstolo Santiago o Maior.

Desde então, pessoas das mais diversas procedências percorrem os Caminhos que conduzem à Catedral onde se veneram as relíquias do Santo Apóstolo, dando origem a um fenómeno que se mantém e reforça de dia para dia.
Percorrer o Caminho de Santiago é fazer um caminho de renovação, de transformação interior viajando ao ritmo de outros séculos, é no fundo peregrinar.

O Caminho Português é uma manifestação de património cultural imaterial que contribui de forma determinante para o fomento do turismo religioso e cultural, defendendo deste modo a preservação dos valores culturais materiais e imateriais como fatores chave nos territórios abrangidos pelas rotas peregrinas.
Património em transformação constante, o crescimento do Caminho Português de Santiago, tem ao seu dispor infraestruturas de apoio, que sào colocadas ao serviço dos peregrinos.

No território atravessado pelo traçados do Caminho Português da Costa e Caminho Central tem o município da Maia em colaboração com diversas entidades e Câmaras municipais da Região Norte criado as condições necessárias para o bom caminho. Neste sentido concorreu à obtençào de financiamento comunitário que permitiu uma harmonização sinalética corretora das insuficiências detetadas. Materializando assim a sua vontade inequívoca de garantir uma melhor qualificação dos trajetos históricos que cruzam o seu território.

Este projeto é o início de uma estratégia que visa atrair turismo cultural, turismo religioso, city breaks, numa seleção prévia, exclui locais com falta de condições mínimas para suporte a uma caminhada até Santiago de Compostela.

Bom caminho! Ultreya ut Suseia