FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

MALGA – uma ponte entre a tradição e a inovação, à mesa da Maia

Img 1685 1 750 999
07 Jan 2021

 

Durante os próximos dois meses, a Maia será palco da evocação das tradições rurais à mesa, num programa que procurará elevar os produtos e produtores do Município à condição de baluartes da gastronomia.
Tendo como objetivo ajudar a estruturar o produto turístico da Maia, evidenciando as suas valências e singularidades diferenciadoras, que se impõe serem experimentadas e difundidas, a Associação de Desenvolvimento Regional Litoral Rural e o Municipio da Maia, com o apoio da Cooperativa Agrícola da Maia realizaram nos três primeiros meses de 2021, um programa de valorização dos recursos endógenos, designado MALGA – Saberes e Sabores da Terra.
Centrado nos produtos hortícolas, frutícolas, laticínios, flores comestíveis, ervas aromáticas e condimentares, aves e outras carnes, ovos, vinho, o MALGA procurará evidenciar o potencial gastronómico destes produtos, através da ação e participação de reconhecidos chefs, bartenders, e escolas de hotelaria / cozinha, que partirão de um cabaz local de produtos para a apresentação de propostas criativas e inovadoras, transformando os produtos em verdadeiras iguarias. Caldos, sopas, cremes, saladas, pastas, compotas, doces, águas aromatizadas, batidos, sumos naturais serão apresentados em lugares de tradição e trabalho das terras da Maia, como a Casa da Moutinha, Quinta da Camposa, Quinta da Gruta, o Parque de Avioso e alojamento local Rustic House Maia.

Apresentação do Projeto
A apresentação do projeto foi no dia 7 de janeiro na Quinta da Moutinha em Folgosa, onde foi comunicado a ação com os testemunhos do Presidente da Associação de Desenvolvimento Regional Litoral Rural, Eng Carlos Duarte e o Vereador da Economia da Câmara Municipal da Maia, Dr. Paulo Ramalho.
Neste dia contamos também com a presença de elementos do Rancho Regional de S. Salvador de Folgosa, e com o testemunho da Presidente desta coletividade, Maria José Marques.

Quatro datas, quatro autores, quatro momentos
O programa começará no próximo dia 14 de janeiro, pelas 9h30, na Quinta da Gruta, com o MOMENTO COMEÇAR. Será criado o ambiente de preparação de um pequeno almoço / brunch, com a mestria da Chef Teresa Mendes, docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, especialista em Arte, Cultura e Alimentação e bolseira de investigação na área de Turismo Sustentável, autora de inúmeras recriações histórico gastronómicas e dinamizadora do projeto T Cooks, um projeto educativo de exploração e partilha de novos equilíbrios e novas formas de pensar os alimentos, onde os índices de satisfação estão a par com os de uma alimentação saudável, sustentável e inclusiva. Ainda em janeiro teremos o MOMENTO PROVAR, na Quinta da Camposa, no dia 20 janeiro pelas 12h30, dinamizado pela Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, responsável pelo Club Master Cook, autora de inúmeros trabalhos de criação de menús e desenvolvimento de ofertas gastronómicas locais. Em fevereiro terão lugar mais dois momentos: PIQUENICAR, no dia 14, pelas 16h30, no Parque de Avioso, sob a inspiração do Chef Paulo Correia, do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, que preparará um lanche campestre; BEBERICAR, na semana seguinte, dia 21, no Alojamento Local Rustic House, à mesma hora, que será dinamizado pelo bartender Mário Valério, reconhecido e experiente especialista em bebidas e cocktails, em parceria com a Chef Lígia Santos. Os dois prepararão um Informal Drink de fim de tarde, apenas com produtos das terras da Maia.

Workshops, bloggers e gastrónomos
O programa gastronómico terá, para além dos quatro Momentos apontados, a presença de gastrónomos, críticos, que acompanharão os processos criativos de transformação e uma componente de sensibilização, mediante a aposta em duas ações de facilitação em Escrita para Web e Fotografia Digital, em janeiro e fevereiro de 2021, destinada aos agentes locais, produtores, profissionais de restauração e turismo, entre outros.
Também em janeiro, no dia 28, terá lugar a apresentação da obra “Viagens de Uma Vida – 25 Bloggers de Viagem Portugueses”, com a presença da Editora, do Presidente da ABVP e de bloggers maiatos, colaboradores da obra.

 

Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Turismo de Portugal Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa