FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Broinhas de Erva Doce

Slideshow
image title

Desfaz-se 75g de fermento com um pouco de água tépida. Juntam-se 100g de farinha e deixa-se esta mistura levedar até obter o triplo do volume. Entretanto, levam-se ao lume 5dl de água com 2 cravinhos, o pau de canela, 1 colher de chá de erva-doce e 1 colher de sopa de sal. Deixa-se ferver bem e côa-se. Peneiram-se as 400g de farinha de milho para um alguidar e escalda-se com a água em que ferveram as especiarias.
Adicionam-se 600g de açúcar, os dois ovos batidos, a massa fermentada, as 125g de manteiga derretida, e, pouco a pouco, 1,5Kg de farinha de trigo. Trabalha-se então a massa sobre a mesa, batendo-a bem, ao mesmo tempo que se juntam os fios de açafrão previamente demolhados numa colher de chá de água fria.

Depois de bem amassada, o que leva bastante tempo, põe-se a massa a levedar durante 3 a 4 horas, embrulhada num cobertor. Em seguida, divide-se a massa em bocados com cerca de 300g, e, com uma tigela enfarinhada e atirando a massa ao ar, tendem-se e colocam-se as broas num tabuleiro forrado com folhas de couve galega bem lavadas e enxutas e abundantemente polvilhadas com farinha.

Polvilham-se também as broas com farinha, tapam-se e deixam-se levedar novamente. Levam-se a cozer em forno forte. Depois de cozidas, retiram-se do tabuleiro e colocam-se sobre uma rede com a base virada para cima. Retiram-se as folhas de couve e servem-se as broas quentes.

Para comprar por encomenda

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3808 visualizações
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa