FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

"Abril, Eventos Mil"

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
Abril 1 515 315
Datas
01 a 30 Abr 2019

5 de abril a 31 de maio

Galeria da Torre Lidador

Exposição
“EmocionArte” – Pelos alunos da Educação Pré-Escolar (Sala C) do Centro de Animação de Infância de Vermoim
Somos um grupo de alunos da Educação Pré-Escolar (Sala C) do Centro de Animação de Infância de Vermoim, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, pequenos artistas plásticos. Após várias visitas a diferentes exposições patentes nas Galerias do Fórum da Maia, apresentamos obras inspiradas em diferentes artistas, distintos tipos de arte e representativas dos mais variados estilos artísticos. As mesmas mostram que com o mais simples pincel e a mais elementar colagem de recorte se pode representar e fazer arte.
Desta forma, está ao teu dispor uma mostra de trabalhos plásticos, que prometem “EmocionArte”!
ABERTA AO PÚBLICO: de segunda a sexta (exceto feriados) das 09h00 às 18h00
CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt
Gratuito

6 de abril, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
“PINÓQUIO – Um Musical para Sonhar”
“PINÓQUIO – Um Musical para Sonhar”, conta as fascinantes aventuras de uma irrequieta marioneta de madeira, que quer à viva força ser um menino de carne e osso.
A sua curiosidade em conhecer o mundo que o rodeia, vai fazer com que se desvie do caminho da escola e siga por outros caminhos onde arranjará sarilhos que vai ter de resolver, passando pelo Teatro de Marionetas de Stromboli, uma feira de carroceis e até pelo fundo do mar onde será engolido por uma baleia gulosa.
Um sem fim de peripécias onde PINÓQUIO contará com a ajuda da Fada Azul e do Grilo (a voz da consciência) para poder sair das armadilhas dos malvados Zorro e Gata.
Uma aventura musical com todos os ingredientes para assegurar muita diversão com uma mensagem pedagógica que nos ensina a sermos mais verdadeiros e solidários uns com os outros.
O espetáculo conta com a participação de 6 atores que se desdobram em várias personagens utilizando mais de 25 figurinos. A tudo isto junta-se uma equipa de técnicos, e assistentes de palco que fazem com que este espetáculo seja realmente “um musical para sonhar”.
M/3
BILHETEIRA

 de abril, 22h00
Auditório Municipal Venepor
Cineclube da Maia
“O Outro Lado da Esperança”, de Aki Kaurismäki
O finlandês Aki Kaurismäki regressa ao seu estilo cómico seco para lidar com a crise dos refugiados, sem qualquer pudor em mostrar o racismo e a violência a que migrantes podem estar sujeitos. O filme centra-se em Khaled (Sherwan Haji), um mecânico sírio que acaba em Helsínquia, e na sua interação com um vendedor de camisas (Sakari Kuosmanen) que anda de cidade em cidade. Este ganha uma quantia assinalável a jogar póquer e compra um restaurante, onde acaba por empregar Khaled.
2017 | M12 | FIN | 1h 40min | Comédia Dramática

8 a 18 de abril, 14h00 - 18h30
Quinta da Caverneira
Oficina "Férias no Palco" - Teatro Art'Imagem
Inscrições abertas.
Para crianças entre os 5 e os 12 anos.
Fundada em 2013 numa iniciativa do Teatro Art´ Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia.
Este ateliêr lúdico/artístico dirigido a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, durante o período das férias escolares, realiza com os pequenos formandos um trabalho de movimento e jogos de interpretação em volta das palavras, concluindo com uma apresentação pública de um exercício teatral. A Expressão Corporal, a Expressão Facial e a Expressão Verbal atuam diretamente sobre as capacidades psicomotoras da criança, permitindo-lhes o desenvolvimento do conhecimento do seu corpo e do meio em que se move (Espaço, Tempo, Relação).
Nunca atuando sozinha, fazendo a preparação e a atuação em grupo, agindo frente a outras crianças e melhorando as suas ações criativas com a ajuda e crítica das outras, a Expressão Dramática ajuda a criança a formar o seu senso social.
Formadora: Andreia Macedo
Informações e inscrições:
22 208 40 14 | 91 76 91 753 | 91 08 18 719 teatroartimagem@hotmail.com
Preço: 40,00€

FÉRIAS CULTURAIS 2019
8 a 12 de abril
09h00 - 17h30
Público-Alvo: dos 8 aos 10 anos
Inscrições:
https://eu.jotform.com/build/80732369587368
As Férias Culturais são um projeto que surge da vontade de partilhar com as crianças e jovens o património cultural do concelho da Maia e de oferecer tempo de qualidade, no calendário não escolar.
O programa tem como finalidade promover o desenvolvimento e enriquecimento das competências pessoais e sociais dos participantes, bem como o sentimento de grupo das relações interpessoais, Incentivando à criatividade através de educação pela arte e património cultural da Maia.
Preço: 50 € (contempla todas as atividades, transporte, seguro e almoço)
Local: Fórum da Maia
Fórum da Maia • Rua Eng.º Duarte Pacheco nº 131 • 4470-174 Maia
Tel.+ 351 22 940 86 43
Programa:
- segunda-feira, dia 08/04: Dinâmicas de grupo e Cinema;
- terça-feira, dia 09/04: Oficina Contos Cantados e Oficina 500 anos do Foral;
- quarta-feira, dia 10/04: Oficina lúdico-pedagógica e Oficina de expressão corporal e dramática;
- quinta-feira, dia 11/04: Monumentos e Sítios e Oficina de Dança;
- sexta-feira, dia 12/04: Oficina de Expressão Plástica, construção de álbuns de memória e troca de mensagens; Apresentação final aos pais.

12 de abril a 16 de junho
Fórum da Maia / Centr’Arte
Exposição
“Silvestre Pestana: Um artista de contraciclos” - Obras da Coleção da Coleção de Serralves.
Silvestre Pestana (1949, Funchal, Madeira) é uma das figuras mais radicais da arte contemporânea portuguesa. Poeta, artista plástico e performer, criou desde os finais dos anos 60 uma obra singular através de uma grande diversidade de disciplinas. A primeira grande exposição da sua obra foi realizada em 2016 no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. A partir do núcleo de obras recentemente integradas na Coleção de Serralves, a que se juntaram alguns trabalhos pertencentes ao artista, a presente exposição sublinha o seu uso pioneiro do desenho, da colagem, da fotografia, da escultura, da instalação, do vídeo e da performance para um confronto entre sociedade, arte e tecnologia.
ABERTA AO PÚBLICO: de terça a domingo das 09h00 às 22h00
CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt
Gratuito

23 de abril, 21h00
Pequeno Auditório do Fórum da Maia
"Os Intelectuais na Oposição ao Fascismo"
No âmbito das comemorações do "25 de abril" e do "Dia Mundial do Livro", a Câmara Municipal da Maia, através do seu Pelouro da Cultura, em parceria com a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, vai levar a efeito no próximo dia 23 de abril, 21h00, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia, uma sessão intitulada "Os Intelectuais na Oposição ao Fascismo".
Programa:
21h00 Receção dos participantes
21h15 Sessão de abertura:
- Mário Nuno Neves
Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia
21h30 Intervenções:
- Mário Nuno Neves
Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia
- José António Gomes
Escritor
- José Leitão
Diretor da Companhia de Teatro "Teatro Art´Imagem"
- Júlia Pintão
Artista plástica
22h30 Debate
Moderação:
- Sofia Barreiros
Chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia
Gratuito.

24 de abril, 21h30
25 de abril, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
“Os Anos que Abalaram o (Nosso) Mundo! - Crónicas e Cenas do 25 de Abril"
110ª Criação do Teatro Art´Imagem
“Acorda, acorda, há uma revolução!”. É assim que José M, personagem desta peça, toma conhecimento do 25 de Abril, pela manhã. A sua resposta ainda ensonado, parece insólita. “Não me chateies, deixa-me dormir!”. Um “diário” dos acontecimentos que a cidade e o país viveram nos primeiros dias da revolução, interpretado por quatro atores a partir das memórias de José M, reunindo em si a súmula de um conjunto de pessoas reais e ficcionais que viveram intensa e vertiginosamente os dias iniciais que abalaram e transformaram indelevelmente o nosso mundo. A escrita da peça é um “compromisso artístico-teatral”, alicerçada em factos históricos reais e ficcionais.
M/12
120M
Ficha Artística:
Direção Artística, Dramaturgia e Encenação: José Leitão; Interpretação: Daniela Pêgo, Susana Paiva, Patrícia Garcez e Luís Duarte Moreira; Música: Rui David Paulino; Figurinos: Luísa Pinto; Direção de Movimento: Costanza Givone; Direção Técnica, Desenho de Luz e Vídeo: André Rabaça; Espaço Cénico: José Leitão e José Lopes; Produção: Sofia Leal; Imagem Gráfica e Fotografia: Paulo Pimenta.
Bilheteira:
Bilhetes gratuitos com levantamento obrigatório no Fórum da Maia, de segunda a sexta-feira no seguinte horário: 09h00 – 12h30 I 14h00 – 17h30.
+ INFO e Reservas
TEATRO ART'IMAGEM 22 208 40 14 | 91 76 91 753 | 91 08 18 719

27 de abril
Fórum da Maia
16h00: Teatro de Marionetas - O Cardume
17h00: Workshop de Marionetas - Do Plástico Fiz Sardinha
Historioscopio Teatro de Marionetas
"O Cardume"
Era uma vez um polvo que um dia encontrou uma linda pérola no fundo do mar. Tomado pela ambição, só pensava em ter mais e mais pérolas na sua coleção. Quando se encontrou com um cardume de sardinhas, tantas e tão juntinhas, teve uma ideia genial: em troca de mais pérolas,vendeu-lhes o próprio coral.
Uma fábula submarina para toda a família, ao som de canções originais, onde o público imerge num oceano mágico e sensorial. Os peixes, no cardume não têm um líder, mas ainda assim nadam a grandes velocidades em todas as direções sem nunca desfazer a formação. Basta-lhes ter consciência da presença dos vizinhos e respeitar a sua distância. Assim, quando um peixe vê algo, seja alimento ou um predador, pode guiar os outros com um simples movimento, provocando uma reação em cadeia. Nós somos de certa forma como o cardume. Evoluímos em consenso no grupo em que estamos inseridos. Mesmo que tenhamos noção do que nos está a acontecer, não podemos simplesmente mudar a forma como as coisas acontecem. Todavia, talvez a nossa consciência coletiva possa desencadear uma reação em cadeia.
"Muda contigo o cardume!" é o mote deste espetáculo.
Para o criar, mergulhámos num intenso processo de pesquisa e experimentação, e conseguimos construir um conjunto de marionetas, com 100% plástico reciclado, utilizando tampas de garrafas, embalagens de champôs, produtos de limpeza, sacos plásticos, etc. Preparámos ainda uma oficina criativa onde ensinamos aos participantes algumas dessas técnicas, para que juntos possamos transformar o nosso lixo em coisas novas.
Podem consultar o processo de trabalho no nosso facebook.
O excesso da exploração de recursos naturais, a constante necessidade de consumo de mais e mais coisas obsoletas e a abismal quantidade de lixo que produzimos diariamente, em particular o plástico, estão a intoxicar o ar que respiramos, a água que bebemos e até os alimentos que comemos. É urgente promover um maior conhecimento sobre as consequências da forma como vivemos, especiamente junto das crianças, herdeiras desta dívida gigantesca que temos para com o planeta.
Workshop:
Do Plástico Fiz Sardinha
Oficina de Reciclagem de Plástico
Nesta oficina os participantes são convidados a transformar o seu próprio lixo (sacos plásticos) nas personagens do espetáculo “O Cardume”. Utilizando técnicas de reciclagem de plástico, numa oficina com 0% de desperdício, o objetivo é explorar as potencialidades expressivas deste material, incentivando a sua reutilização e reciclagem.
Idades: 3-18 Duração: 40min.
HISTORIOSCOPIO
Teatro de Marionetas
Contactos: 937527772
historioscopio@gmail.com
www.historioscopio.com
facebook.com/historioscopio


BILHETEIRA
Bilhetes ao preço único de 5,00€/espetáculo e 5,00€ workshop.
Locais de Venda: Fórum da Maia (segunda a sexta-feira 09h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30, e uma hora antes do espetáculo).
Biblioteca Municipal da Maia (segunda-feira: 18h00 - 22h30, terça-feira a sábado: 09h30 - 22h30).
Maia Welcome Center (todos os dias entre 09h00 e as 19h00)
BILHETEIRA ON-LINE https://forummaia.bol.pt/

Telefone
229 408 643
Endereço Web
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
78 visualizações

Sugestões

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa