FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Ecocaminho da Cidade da Maia

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • image title
  • image title
  • image title
  • image title
  • image title

Caracterização do Percurso: O Ecocaminho corresponde a um troço da antiga linha ferroviária de Guimarães integrado num percurso mais abrangente, este de aproximadamente 3,3 km, desde a Quinta dos Cónegos, na freguesia da Cidade da Maia, ao antigo Apeadeiro de Mandim, na extinta freguesia de Barca, atual freguesia do Castêlo da Maia.
Pretende-se uma adequabilidade do Percurso às ligações diretas a interfaces de transportes promovendo a intermodalidade, dado o facto da bicicleta poder ser transportada em transporte publico - o metro.

Pontos de Interesse: É ainda promovida a interação social com a criação de uma área de estadia e de um espaço de recreio dirigido aos mais pequenos, materializado com um parque infantil, munido de infraestruturas de apoio, nomeadamente de um ponto de água potável, junto da antiga estação ferroviária da Maia.

Envolvência: Ao longo deste percurso são oferecidas distintas paisagens, onde prevalecem área arborizada, confrontações com logradouro de hortas, a antiga estação ferroviária da Maia e áreas agricultadas.

Utilização: A reconversão deste canal em circuito pedonal/ciclável visa equacionar uma rede de circulação partilhada, de modo suave, tendo como universo de utilizadores o caminhante, o ciclista frequente ao pouco experiente, adultos e crianças.
Neste canal é proibido o acesso a veículos motorizados na garantia de assegurar condições de circulação e segurança, privilegiando este canal nos cruzamentos com a rede viária, onde são minimizadas as situações de conflito, dando prioridade aos utilizadores do Ecocaminho, prevalecendo a perceção de segurança e a sensação de conforto.

Piso e sinalização: Este caminho corresponde a um percurso pavimentado em betuminoso de 3 metros de largura, com iluminação pública e mobiliário urbano.
A informação disponibilizada aos utilizadores do Ecocaminho surge sob forma de sinalética horizontal - em metragem realizada, e bem ainda em sinalética vertical - em painéis informativos que se distribuem ao longo deste percurso.

Declive: A Ciclovia estende-se em troço correspondente ao antigo canal ferroviário, em terreno cuja inclinação varia entre 0 e 3%.
Grau de Dificuldade: Dificuldade baixa.

Início/Fim: Via Periférica, lugar do Souto.
GPS: 41°13'39.23"N ; 8°37'57.27"W

Fim/Início: Vias Paralelas, lugar de Brandinhães.
GPS: 41°14'26.45"N ; 8°37'39.17"W

Extensão: 1.860 metros.

Entidade responsável: Câmara Municipal da Maia
Inauguração: Inaugurado em 13 de Julho de 2015.
Ampliação da Ciclovia: Prevê-se a execução do troço II do Ecocaminho, a médio prazo, desde o lugar de Brandinhães ao lugar de Mandim, na extensão de 1,5 km.

 

 

Morada

Maia

Telefone
229 408 600
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
2784 visualizações

Sugestões

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa