FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

O Caminho de Santiago

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
image title

Sobre os Caminhos de Santiago

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX. Estes são chamados de peregrinos, do latim "per ægros", "aquele que atravessa os campos". Têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira designada localmente por "venera", costume que já vinha do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra. Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar aos caminhos espanhóis. Com exceção das várias vias do Caminho Português e da Via da Prata que igualmente cortava Portugal a nordeste, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte liga-se ao caminho francês por vir a pé ou a cavalo de leste.

O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo, São Tiago, ou Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela. Sendo a Basílica de Santiago de Compostela o ponto final dos Caminhos de Santiago. Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e vem sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas procedências e atingiu o máximo esplendor nos meados dos séculos XI e XII, e depois após a contra reforma no início do século XVII por Portugal. Nas últimas décadas voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987), Património da Humanidade na Espanha (1993) e França (1998).

De modo geral os caminhos hoje encontram-se sinalizados por setas de cor amarela, no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto, e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante ou mais antiga da cidade. É um Caminho e como tal pressupõe um itinerário, pelo que apresentamos uma mapa com os caminhos que atravessam a Maia e um folheto informativo, para que não tenha problemas durante a Caminhada:

- Caminho da Costa

 

Itenerários:

Caminho de Santiago em Moreira – Itinerário da Costa:
Entrando na Maia pela Rua da Estrada, siga em frente até à Rua da Botica, seguindo em frente, chegamos à Praça do Exército Libertador, no cruzamento virar à esquerda na Rua Professor António Rocha, continuando em frente pela Rua Alberto Campos Costa Maia, até chegar à Rua da Aldeia, no cruzamento seguir em frente pela Rua da Igreja, encontrámos o edifício sede da Junta de freguesia de Vila Nova da Telha, Igreja de Santa Maria, junto ao cruzeiro, virar à esquerda pela Travessa do Cruzeiro Velho, até chegarmos à Rua de Lagielas virando à direita até entramos no concelho de Vila do Conde.

 

Caminho de Santiago na Maia – Itinerário Central (Mosteiro de Leça do Balio – Vila do Conde):
Partindo do Mosteiro de Leça do Balio (Matosinhos), entramos na Maia na Rua Joaquim Ferreira da Costa (Quinta do Chantre), subimos pela Rua do Chantre, virando à esquerda na Avenida João Paulo II, em frente até chegar à Rua do Souto, vire à direita pela Rua da Igreja, em frente pela Rua Padre José Pinheiro Duarte (Igreja N. Senhora do Bom Despacho), sempre em frente pela Rua do Outeiro (junto à Quinta de Santa Cruz), no final da rua, virar à esquerda na Rua Conselheiro Costa Aroso, seguindo em frente chegámos ao Cruzamento do Padrão, viramos à direita na Rua Luís de Magalhães por breves metros e entramos à direita na Rua Mestre Clara até avistarmos a Rua Eng.º Frederico Ulrich (Centro Comercial Mira Maia), virar à esquerda, passar a rotunda em frente e na primeira rua à direita entrar na Rua de Quires, seguir em frente até à Rua Casimiro Ferreira da Silva (Vila do Conde).

 

Caminho de Santiago na Maia – Itinerário Interior:
Inicio na Maia pela Rua Manuel Gonçalves Lage, virar à esquerda na Rua Ponte de Parada, virar à direita na Rua Rodrigo Gonçalves Lage, junto ao Rio Leça virar à esquerda na Rua das Margaridas pequena ponte pitoresca sobre o Rio Leça, percurso quase plano até à Travessa Ponte de Alvura, virar à esquerda na Rua Ponte de Alvura, percurso suave num ambiente campestre, chegando à Rua de Alvura seguir em frente (direção norte) até à Rua de Fundevila (importante e bonito núcleo rural), seguir em frente pela Travessa da Arroteia e continuando até à Rua da Arroteia, sempre em direção a norte pela Rua Sidónio Pais, continuando pela Rua Manuel da Silva Cruz, Rua Padre António Costa, Rua Central da Devesa, Rua de Sá e até nos despedirmos da Maia na Rua Central da Cavadinha, entrando no Município da Trofa.

Morada


Visite-nos em Maia Welcome Center:

Maia Welcome Center
Parque Central da Maia, Loja 19, Piso 1
4470-214 Maia

Como Chegar

Metro do Porto: Fórum Maia
Maia Transportes: 10/11/12/13/14/18/20/25/28/30
STCP Transportes: 600/603/604

Telefone
229 444 732 | 800 202 640
Fax
229 410 485
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
12027 visualizações

Sugestões

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa