FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip Advisor
Newsletter
bem-vindo àMaia!

Turismo na Maia cresceu mais que a média nacional

Dsc01508 1 750 999
30 Jan 2017

Números revelados esta segunda-feira pela Câmara Municipal da Maia apontam que o turismo no concelho apresentaram resultados “acima da média nacional” em 2016.

“O Maia Welcome Center recebeu em 2016 240.029 turistas/visitantes, provenientes na sua maioria de Portugal, Espanha, França e Brasil. Registaram-se 116.947 dormidas e com um total de 87.632 hóspedes”, assinalou a autarquia.

Tais cifras apontam para uma taxa de ocupação de 101,7 por cento, “muito acima da taxa de ocupação acumulada na Região do Porto e Norte que se situa nos 62,1 por cento”.

Dados a que o Porto24 teve acesso referem que o turismo na Maia assenta, essencialmente, em três pilares: negócios, city breaks e gastronomia e vinhos.

Para que os números possam ainda crescer a curto/médio prazo, a câmara liderada por Bragança Fernandes definiu já vários objetivos que pretende atingir para poder captar mais turistas.

“Temos previsto uma grande concertação de políticas e estratégias a nível metropolitano e regional bem como a execução de alguns projetos catalisadores e estruturantes na Maia”, apontou fonte da autarquia.

Entre os planos constam “a criação de um Parque Temático, a instalação de um elevador panorâmico na Torre Lidador, a remodelação do Zoo da Maia, um campo de Golfe, um hipódromo de nível internacional, a ampliação do museu, a criação de um novo Centro Cultural e a abertura de novos hotéis”.

Assim, já para este ano foram traçadas “linhas básicas da estratégia municipal no âmbito da animação do concelho que apontam para uma abordagem integrada e multidisciplinar das ações a realizar”. Entre elas está a “difusão da imagem da Maia como cidade moderna vocacionada para negócios, congressos e eventos no âmbito de uma política nacional de diversificação de produtos oferecidos em Portugal”.

Numa visão mais alargada, até 2020, a Maia pretende apostar “na evolução em termos qualitativos do perfil da oferta turística, sobretudo ao nível do alojamento, desporto e da cultura” com o objetivo de “ter cada vez mais visitantes do mercado interno, dinamizando a imagem da Maia como cidade que vale a pena visitar em pequenas férias”.

Para tal, o município irá apostar, por exemplo, em “iniciativas de cariz cultural e no incentivo à criação de novos espaços de lazer com o fim de proporcionar uma animação diurna e noturna digna de uma cidade moderna”.

A nível global, e numa análise geral aos números do turismo na Região Norte, a Câmara da Maia alerta, porém, que é “necessário afetar mais recursos à promoção turística nacional e internacional que é praticamente residual”.

“Não fora o crescimento do Aeroporto internacional de Pedras Rubras, que aumentou 23,7 por cento em 2016, e ultrapassou a fasquia dos 10 milhões de passageiros, a região iria certamente sofrer consequências devastadoras, com falências dos agentes envolvidos na atividade turística e o aumento exponencial do desemprego”, lembrou a autarquia maiata.

Consulte aqui o site da noticia!

Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa