FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
Newsletter
bem-vindo àMaia!

10ª Edição de Fins de Semana Gastronómicos

Fb img 1509477899300 1 750 999
31 Out 2017

A Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentou a décima edição dos Fins de Semana Gastronómicos 2017/2018 no passado dia 31 de outubro, terça-feira, pelas 11h00, na Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia.
O evento contou com o lançamento do programa e da brochura da X edição . Esta edição conta com a participação de mais de mil restaurantes de 77 municípios, onde a Maia conta com 18 restaurantes aderentes e dois empreendimentos turísticos, sendo o fim de semana escolhido para a divulgação da gastronomia maiata o de 11,12 e 13 de maio de 2018.

A Maia faz parte integrante do Douro Litoral, respira história, modernidade, negócios e eventos culturais e desportivos. Reconhecida pelo prestígio dos seus restaurantes, foi em tempos fornecedor dos frescos da cidade do Porto. É nestes autênticos “templos gastronómicos” que se podem degustar diversas especialidades como o "Bacalhau à Lidador”, a “Vitela Assada” e o "Cabrito à Maiata".
Nesta edição incluímos como petisco uma receita inspirada no nosso receituário tradicional (bolo de sardinha) os queques de sardinha, da blogger maiata Teresa Rebelo do Lume Brando. Na doçaria são conhecidos os afamados "Lidadores", o Leite creme, os "Biscoitos da Maia", o Pão-Doce, a Aletria, mas as Rabanadas terão este ano um papel de destaque.

Após a apresentação seguiu-se uma mostra e degustação de produtos regionais oriundos dos concelhos aderentes, onde a Maia esteve representa com os queques de sardinha, a bola de cebola e as rabanadas, iguarias confecionadas pelos alunos do Curso Profissional Técnico Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas do Castêlo Da Maia orientados pelo Prof. Paulo Correia.

O investimento continuo na qualificação dos profissionais do turismo começa a dar os seus frutos. Cada vez mais os jovens começam a interessar-se por uma carreira ligada ao turismo e o curso de cozinha regista as maiores oportunidades de carreira. O resultado foi muito gratificante pois conseguimos promover os nossos produtos e dotar os jovens alunos para o conhecimento das suas raízes incentivando na participação ativa com o público.

A acompanhar esta apresentação tivemos connosco a Real Confraria Gastronómica da Cebolas, que visa perpetuar o nome e tradição da Feira das Cebolas e que tem como objetivo defender e divulgar as qualidades e virtudes das cebolas na gastronomia tradicional, através das receitas originais e tradicionais.

Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa