FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
Newsletter
bem-vindo àMaia!

O Santo Lenho de Moreira

Chart?chst=d map spin&chld=0
263 santo lenho 4 1 515 315

De todas as relíquias da vera cruz de Cristo, uma das que tem mais reconhecida fama é, sem dúvida, a relíquia do Santo Lenho de Moreira. Era já referida no testamento de Gonçalo Guterres, em 1085, sendo de admitir que tivesse vindo pouco antes do oriente.

Trata-se de um pequeno pedaço de madeira que se crê ter pertencido à Cruz de Cristo e que se encontra encastoado num esplêndido Relicário, verdadeira jóia da Ourivesaria Portuguesa, representando uma cruz, em ouro e pedras preciosas Na cruz a figura de Cristo e na base Anjos orantes.

Segundo alguns estudiosos, ter-se-á em determinado momento perdido o rasto à famosa relíquia, que veio a ser encontrada, em 1510, escondida por baixo da terra de Ara. esta redescoberta foi muito saudada pela população, que tinha grande fé na relíquia. Nas “Memórias Paroquiais” de 1758, o então Pároco de Moreira atribui à influência do Milagroso pedaço de madeira o facto de o Mosteiro e as suas redondezas não terem sofrido dano algum no terramoto de 1755.

O Mosteiro de Moreira era muito visitado, mesmo em peregrinação, por gentes das terras vizinhas, mormente pescadores de Matosinhos, que se colocavam sob a protecção do Santo Lenho.

Morada

Mosteiro de Moreira
Alameda Padre Alcino Azevedo Barbosa
4470-604 Moreira, Maia

Telefone
229 444 732
Endereço Web
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
2917 visualizações
Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa