FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
Newsletter
bem-vindo àMaia!

3 Dias em Família

Chart?chst=d map spin&chld=0
159 1 515 315

3 Dias em Família

159 1 139 90
Parque central   maia 32 1 515 315
Parque central   maia 32 1 515 315

3 Dias em Família: Para reforçar os laços familiares, sugerimos umas mini-férias. Esqueça o trabalho, o quotidiano, o stress diário e desfrute de três dias de puro prazer. No Turismo da Maia, localizado no Parque Central, poderá recolher informação turística sobre este fantástico circuito turístico.

1º Dia:

Único na Região Norte, o Jardim Zoológico da Maia proporciona-lhe a oportunidade de estar em contacto com diferentes animais. Do tigre ao macaco, da galinha à foca, a biodiversidade é evidente, o que nos remete para um cenário fantástico em família. Depois de se enriquecer zoologicamente, nada como apanhar o comboio turístico e, dar um passeio pela cidade. Deixe-se guiar neste prazer de conhecer a Maia. As crianças adoram e, a visita é sem dúvida uma mais valia.

A gastronomia vai conquistá-lo pela diversidade e sabor, aproveite e almoce com o Rio Leça e os seus moinhos como cenário em Milheirós.

Após o almoço, nada como um bom passeio pela cidade para relaxar e regalar as vistas. Da Rua Fundevila até à Ponte de Alvura em Milheirós, descubra a faceta rural da Maia. Localizada na bela freguesia de Águas Santas, no concelho do Maia, a Igreja de Nossa Senhora do Ó, classificada como Monumento Nacional desde 1910, é um importante monumento Românico. Igreja faria parte de um primitivo Mosteiro paleocristão ou mesmo pré-românico, hoje em dia já desaparecido. O edifício inicial seria de pequenas proporções, tendo sido aumentado ao longo dos séculos, reutilizando-se diversas partes, como é o caso dos capitéis tardo-romanos reutilizados no arco triunfal da capela-mor no século XII. De facto, o templo é um dos poucos exemplos em que são adicionadas novas áreas, mantendo as anteriores, numa justaposição de estilos e influências construtivas. No adro da Igreja encontram-se cinco sarcófagos monolíticos datados de inícios da Idade Média, tendo um deles esculpidos um brasão e uma cruz circular. Conheça ainda a lenda da fonte de Águas Santas e desfrute da vista panorâmica.

Depois de um dia passado com a família, deixe-se ser servido pelo que de mais saboroso a Maia tem para lhe oferecer. Tenha o prazer de jantar num dos fantásticos espaços gastronómicos da cidade.

2º Dia:

No segundo dia, deixe que a curiosidade o desperte e vá até ao Museu de História e Etnologia da Terra da Maia. Este Museu é um local de Passado e Memória, onde se encontram a História e a Etnologia, procurando estabelecer referências sobre a criação e evolução do território maiato e das suas gentes. Sem nenhum centro polarizador no passado, a ocupação humana na Terra da Maia, sempre foi dispersa por pequenos lugares, marcados pela presença da igreja e casas de lavoura que pela sua proximidade e articulação originaram pequenos núcleos. Formas de ocupação da terra que pelo seu equilíbrio foram transmitidas de geração em geração até muito recentemente. Contudo esta forma de viver, pela sua especificidade, não deixou centros históricos, cidadelas, locais que facilmente significam a ideia de passado e memória. É pois, a História deste passado, objecto do nosso Museu. Com o Museu de Etnologia procuramos as Gentes da Maia: os seus costumes, a sua cultura.

No seguimento cultural e, não menos importante, conheça o Centro de Educação Ambiental da Quinta da Gruta. Este Centro conjuga num mesmo espaço a vertente lúdica, a experimentação e o lazer. Neste espaço reúnem-se pequenos e graúdos em torno dos mais variados projectos de educação ambiental. A componente laboratorial apoia o desenvolvimento de actividades pedagógicas, estando a envolvente exterior adaptada às tarefas tradicionais da Quinta, com áreas de cultivo, zonas de animais e actividades periódicas em que todos poderão participar. Se for Verão mergulhe na piscina.

Segue-se o Monte e Capela de Santo Ovídio, antiga fortaleza, que festeja a sua devoção no último Domingo de Agosto. Neste monte existe um cruzeiro em granito que data de 1773 e tem vista panorâmica a norte dos lugares de Ferreiró e Senhora de Agonia (Santa Maria de Avioso), a nascente de Cidadelha (Santa Maria de Avioso), e a poente S. Pedro de Avioso e Gemunde. Uma visita que não pode faltar. Subir ao Monte de Santo Ovídio será, concerteza, um dos ex-líbris da sua aventura maiata.

Mais tarde, vá desfrutar de outras emoções e rume até Pedras Rubras. Deguste um cabrito-à-maiata ou um Bacalhau à Lidador num bom restaurante.
Para acabar a noite em beleza e, claro em família, tenha o prazer de assistir a um espectáculo no Fórum da Maia, paragem obrigatória para quem deseja descontrair e deixar-se levar pelas emoções da cultura.

3º Dia:

Comece o seu dia a gozar de umas comprinhas no coração da cidade. As ruas estão repletas de lojas de comércio tradicional, locais onde poderá encontrar variadas peças e artigos da última colecção, se for amante do artesanato o Posto de Turismo é o local ideal. Enquanto faz as suas compras, aprecie a cidade, as pessoas, a sua história, a magia que a Maia tem e, que contagia qualquer um. Da Estação do Metro Parque Maia às urbanizações adjacentes, é possível deslumbrar-se e conhecer alguma da arquitectura contemporânea existente na Maia.

Visto que tanto miúdos como graúdos gostam de novas experiências, deixamos para o último dia um voo turístico no Aeródromo de Vilar de Luz. Veja de perto e, em grande plano, o concelho, as suas ruas, a Maia vista dos céus. Para um final de tarde agradável, deixe-se levar pela vista panorâmica e o pôr-do-sol, remetendo-o para a calma e bem-estar.

Após relaxar, nada como um apetitoso jantar e uma sessão de cinema num dos Shoppings da Maia, em Águas Santas ou em Moreira, para acabar a noite em grande. Desfrute e saboreie cada momento desta aventura em família.

A Maia em três dias, será com certeza uma experiência que vai querer repetir. Os gostos, paladares, aventuras e surpresas irão ser a chave para um regresso ao concelho.

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
6915 visualizações

Pontos do percurso

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa