FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Jazz no parque Central 2021

jazz_post
Chart?chst=d map spin&chld=0
Datas
18 a 2021/06/20

Comunicado - ALTERAÇÃO DE LOCAL
Devido à previsão de condições climatéricas adversas para a realização de eventos ao ar livre nos próximos dias, a edição de 2021 do Jazz no Parque Central da Maia, evento promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com a colaboração da "Porta Jazz", será realizado no Grande Auditório do Fórum da Maia, mantendo-se o mesmo horário dos concertos.

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia promove, pela oitava vez, um evento dedicado aos jovens valores do Jazz, intitulado “Jazz no Parque Central”, nos dias 18, 19 e 20 de junho.
Numa parceria com a Associação Porta Jazz, este evento congregará projetos musicais de inegável qualidade que procuram refletir a criatividade universal e a alma transcultural (e transcontinental) do jazz contemporâneo.
O Jazz no Parque Central contará com a presença de músicos integrados em circuitos de concertos e festivais internacionais, conferindo-lhe um cariz internacional e possibilitando a projeção de músicos nacionais. Um evento que cruza no mesmo palco, pelo breve espaço de três dias uma série de seis concertos ao final do dia e à noite, e na manhã de sábado, no cenário bucólico do Parque Central, juntando natureza, modernidade e música, o público poderá desfrutar de boa música revelando os diversos caminhos que o jazz contemporâneo tem trilhado.

Entrada livre. Lotação limitada às orientações da DGS.

Programação Jazz no Parque:
18 de junho, 18h30
“A Incerteza do Trio Certo”
AP – Guitarra e composição
Diogo Dinis – Contrabaixo
Miguel Sampaio - Bateria

“A Incerteza do Trio Certo” nasce da vontade de fazer música. Nasce das afinidades musicais e pessoais do seus elementos, dos seus imaginários, da sua forma de ver e de fazer música. A influência de variados estilos está presente no conceito e no som do trio. Há temas que surgem a partir de uma ideia rítmica que depois é explorada, variada. Noutros o mote é apenas a exploração de cores, de ambientes. Noutros ainda é a melodia ou um groove que estão na base da composição. Mas em todos há uma ideia que depois é explorada, desenvolvida. Nos temas, as partes escritas e improvisadas juntam-se para contar uma história que tenta sempre ser diferente e espontânea. Queremos que a música nunca seja a mesma de cada vez que a tocamos - que vá para sítios diferentes e volte para par(t)ir outra vez. “O que amamos na música é a capacidade que ela tem de nos levar...de nos fazer sentir...de ser visceral, de nos proporcionar momentos de partilha, de nos fazer dançar. A incerteza do trio certo tem como única certeza a vontade de fazer música pela música, de peito aberto, sem pretensão alguma e com metade do cérebro desligado.
Discografia: “A Incerteza do Trio Certo” (Carimbo Porta jazz -Outubro de 2019)
Concertos dados: Quinta do Caminho - 2017 Casa da Música - Verão na Casa 2017 Sala Porta-jazz - 2017 Café concerto da Casa da Música - 2018 Mira Forúm - 2018 e 2019
Sala Porta-jazz - 2019 Feup - 2019 Concerto de lançamento- 10 Festival Porta-Jazz (2020)

18 de junho, 21h30
“Dança dos Desastrados” – Miguel Ângelo Quarteto
João Guimarães - Sax Alto
Joaquim Rodrigues – Piano
Marcos Cavaleiro – Bateria

Depois de ter lançado “BRANCO", o álbum de estreia do grupo, em 2013, e o disco “A VIDA DE X”, em 2016, o Quarteto, liderado pelo contrabaixista e compositor Miguel Ângelo, promove, agora, o terceiro trabalho do grupo - “DANÇA DOS DESASTRADOS".
Mantendo a formação em quarteto com os seus habituais companheiros - João Guimarães no Sax Alto, Joaquim Rodrigues no Piano e Marcos Cavaleiro na Bateria -, o novo álbum é a continuidade do trabalho e da maturação do compositor e do grupo, que se apresenta mais criativo, inspirado e maturado.
Baseado em possíveis Danças Tradicionais, reais ou imaginárias, esta é a proposta do grupo de música para escutar, sentir e dançar, mesmo para os mais “desastrados”.
Este disco teve o apoio da Fundação GDA.

19 de junho, 11h30
Mariana Vergueiro + Baile Lindy Hop
Mariana Vergueiro - voz
Pedro Neves - piano
Nuno Campos - contrabaixo
Ricardo Coelho - bateria

Um quarteto de músicos felizes pronto para desafiar até aqueles que se consideram pés-de-chumbo a deixarem-se levar pelo ritmo dos temas mais tradicionais do swing.
Neste concerto irão acompanhar bailarinos de lindy-hop, um estilo cativante e bem disposto, entregando ao público um momento de descontração e a certeza de que não será possível ficar quieto.

19 de junho, 18h30
“Lugares” - Gianni Narduzzi
Gianni Narduzzi - contrabaixo e composições
Hugo Caldeira - trombone
Afonso Silva - saxofone alto
Joaquim Festas - guitarra
Gonçalo Ribeiro - bateria.
Lugares é o projeto musical que exprime o universo sonoro criado pelo contrabaixista e compositor Gianni Narduzzi.
Como o nome sugere, a musica tem como objetivo explorar e desenhar os diferentes lugares em que nos podemos encontrar, pertençam esses lugares ao plano físico, mental ou artístico. O interrogativo e a procura do lugar ideal representam o leit motif das historias musicais que os músicos contam.
A banda é um quinteto que reúne elementos de musica escrita e musica improvisada dentro de um vasto campo de influências sonoras, assim como literárias e cinematográficas.
A sonoridade da banda é inspirada nos quintetos clássicos de bebop e hardbop, com a diferença que ao Piano substitui-se a Guitarra, bem menos comum na tradição jazzística.
Enquanto á composição as influencias são mais recentes, principalmente compositores e interpretes contemporâneos quais Kurt Rosenwinkel, Brad Mehldau e Wayne Shorter, assim como compositores de outros géneros musicais, como Claude Debussy e King Buzzo. O mundo literário e as suas personagens também são uma grande fonte de inspiração para muitas composições, sendo elas transportadas do plano literário para elementos formais da musica. Além da componente escrita, a musica vive e brilha da improvisação de cada um dos músicos, cujo desafio é encontrar o espaço musical para mostrar a sua voz.
O projeto nasce em finais de 2019 sob o impulso do Gianni Narduzzi, contrabaixista e autor de todas as composições. A escolha dos músicos teve como critério fundamental a identidade musical e humana de cada um deles, antes do que a capacidade técnica ou o reconhecimento a nível musical e/ou académico.

19 de junho, 21h30

Jeffery Davis Quintento
Jeffery Davis – vibrafone
Óscar Marcelino da Graça – piano
José Soares - saxofone alto e soprano
Francisco Brito – contrabaixo
Marcos Cavaleiro – bateria

Jeffery Davis Quinteto foi concebido, primordialmente, devido à necessidade de Jeffery Davis se exprimir como compositor e com o intuito de demonstrar que o vibrafone pode ser utilizado de forma inovadora num contexto de ensemble e de composição. A sua utilização enquanto instrumento melódico mas, igualmente, como harmónico é aquilo de define, em grande parte, a sonoridade do projeto.
Os membros deste quinteto de jazz foram cuidadosamente selecionados devido às suas características sonoras, harmónicas e melódicas.
Os temas escritos, por Jeffery Davis, para este ensemble denotam uma profunda influência da música de câmara erudita e do jazz; mesmo dentro do jazz há uma tentativa de usar um estilo harmónico mais moderno e sofisticado com uma base de groove muitas vezes inspirado no swing e em estilos mais tradicionais. A totalidade da música tocada pelo grupo apresenta-se com uma forte componente programática baseada na pintura e, principalmente, na literatura nomeadamente em Hermann Hesse e Ernest Hemingway (alguns dos temas chegam a ser verdadeiros resumos musicais das obras destes escritores, retiradas da imaginação do compositor).

20 de junho, 17h00
Puzzle 3
Pedro Neves - Piano
João Paulo Rosado - Contrabaixo
Miguel Sampaio – Bateria

Escrever música é juntar “peças” intrincadas de cores, padrões e movimentos. Por isso compõem em conjunto, contribuindo cada um para a construção deste puzzle musica.

Morada

Parque Central da Maia

Telefone
Endereço Web
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
980 visualizações

Sugestões

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Turismo de Portugal Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa