FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Exposição Memórias da Maia: Quinta dos Girassóis, Guilhermina Suggia e suas personagens

out_evento_memorias_maia__1_
Chart?chst=d map spin&chld=0
Datas
2020/07/04 a 2020/08/30

A unidade de turismo no âmbito das suas exposições realiza durante o mês de julho e agosto uma exposição sobre Memórias da Maia para divulgar o seu território, história e património.

A Quinta dos Girassóis, em Barreiros - Maia, foi, e é, um lugar com história e muitas estórias para contar. Foi frequentada ao longo do séc. XX por várias figuras notáveis da sociedade Portuguesa.
Dessas figuras destaca-se o Dr. José Casimiro Carteado Mena, médico radiologista de renome, primeiro proprietário da Quinta.

Guilhermina Suggia, a primeira violoncelista a fazer carreira ao mais alto nível internacional, tendo casado com o médico, passou a frequentar a casa como refúgio de campo e de lazer, referindo-se a ela em várias ocasiões. Após a morte do médico Carteado Mena, em 20 de março de 1949, a Quinta foi legada em testamento à única filha, Maria Ana Carteado Mena, fruto do primeiro casamento.

Em 1 de Maio de 1949, uma família Inglesa instala-se na Quinta, John e Valerie Delaforce e os seus três filhos. Inicialmente foi feito um contrato de aluguer por um período de 6 meses, prorrogando-se sucessivamente até à aquisição da mesma em 1955. Esta família era herdeira de uma das grandes empresas de vinho do Porto há mais de um século.

Uma visita frequente da Quinta era Ernestina Silva Monteiro, amiga de Guilhermina Suggia e pianista. Na Quinta, para além dos momentos de lazer, atuava ao piano, em duo, com Guilhermina ao Violoncelo, proporcionando recitais magníficos no salão do “Cottage” do Edifício a poucos metros da casa principal.

A Quinta dos Girassóis foi descrita por todas estas figuras como sendo um refúgio preferido para desfrutar da pureza dos ares do seu pinhal, dos jardins salpicados de rosas vermelhas, camélias brancas e girassóis, dos seus terraços solarengos, do magnífico salão no 1º andar da casa de apoio à quinta, o seu “Cottage”.

Esta exposição retrata-nos um pouco a Quinta dos Girassóis de Barreiros-Maia e suas personagens. Destaca-se Guilhermina Suggia a grande violoncelista de todos os tempos!

O visitante poderá contemplar fotografias, cartas, notícias, pormenores de grande beleza, mas também objetos de valor inestimável.

Através dos vários painéis ser-nos-á contada uma bonita e agradável história.

Serão inevitáveis os paralelismos entre o passado e o presente, tornando esta exposição ainda mais rica e interessante.

Esperamos por si!
Estamos preparados para o receber com segurança, seguindo as regras e orientações determinadas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Município da Maia.

A abertura está marcada para dia 04/07 às 15h30.

Morada

Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Cidade da Maia

Telefone
Endereço Web
Horário

Provisório:

dias úteis - 9:00h - 18:00h | sábados: 10:00h - 17:00h

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
223 visualizações

Sugestões

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Turismo de Portugal Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa